DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO NA VOLTA ÀS AULAS

O ACOMPANHAMENTO DOS PAIS É ESSENCIAL

Depois de muita bagunça e diversão nas férias, chega o momento de os filhos entrarem novamente na rotina das aulas. E ter essa disciplina é essencial para que eles aprendam a se organizar. Afinal, com o andamento das aulas, eles terão lição de casa, provas e trabalhos. Portanto, ter horários é fundamental para que eles possam ter bom desempenho. E o acompanhamento dos pais é essencial para que haja sucesso nas notas escolares.

Ensino Infantil
Se seu filho está iniciando na escola, passa por um período de adaptação, pois ficará pela primeira vez longe da família. Verifique na escola se é possível acompanhar os pequenos nos primeiros dias. Evite ficar ansioso, para que a criança não se sinta insegura. Com certeza seu filho está curioso a respeito de tudo, portanto, converse a respeito da rotina de aulas e as amizades que ele fará.

Ensino Fundamental
Os pais devem manter contato constante com a escola, para saber o desempenho dos pequenos. Além disso, acompanhe-o nas tarefas escolares, sem fazer as tarefas no lugar da criança. Outro ponto importante é evitar comparação com desempenho de outras crianças. Cada uma tem seu tempo e isso deve ser respeitado. Senão a criança se sentirá pressionada, fazendo com que fique ansiosa, podendo ir mal na escola. O que os pais podem fazer é promover um ambiente de aprendizado em casa, com livros e brinquedos didáticos.

Ensino Médio
Na adolescência, muitos jovens não querem cobrança tanto dos pais. Assim, estabeleça uma conversa sempre franca, para saber se eles gostam da escola ou estão sentindo alguma dificuldade. Alguns precisam de suporte maior, outros são mais independentes para realizarem suas tarefas. Por isso, mantenha a disciplina de horários, para que eles se dediquem.

Assim, com a medida certa de atenção, pais e filhos reforçam ainda mais seus laços, sendo que a criança se sente motivada a frequentar a escola e tirar boas notas. Os pais podem elogiar sempre e conversar no caso de notas baixas. Conhecer seu filho e ter uma relação aberta é fundamental para que eles se sintam seguros e não reprimam seus erros, mas aprendam com eles.