APRENDIZAGEM

RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE DO ALUNO.

Todos os anos na escola recebemos alunos das mais variadas escolas, esses alunos chegam por questões da não adaptação na escola anterior, de outros estados, municípios, bairros e até de outros países.

A adaptação de qualquer aluno em uma nova escola é a princípio difícil e por vezes demorada. No Colégio Paulista essa adaptação é muito rápida, logo estão adaptados e inseridos nos diferentes grupos graças ao acolhimento recebido desde o inspetor de alunos até a direção, eles são acolhidos pelos colegas de classe sempre com muito carinho e logo parece que já pertenciam a escola há muito tempo.

Quanto ao desenvolvimento escolar às vezes é um pouco complexo porque tirando os alunos que apresentam de cara um bom rendimento, temos muito que vem com uma defasagem muito significativa.

Muitas vezes a defasagem vem desde o 1º ano escolar quando se é alfabetizado de forma inadequada deixando para o aluno o ônus de culpa. Nunca é culpa do profissional que o alfabetizou ou que trabalhou com esse aluno ou aluna.

A culpa recai sempre no aluno que começa apresentar comportamentos, ou de reclusão não se colocando por vergonha. (timidez), ou comportamento agitado, descompromissado, irreverente e muitas vezes agressivo.

Quando passamos a acompanhá-lo percebemos muitas ou todas as dificuldades e observando o aluno holisticamente, e o acolhendo, conseguimos muitas vezes reverter esse quadro.

O aluno se sente acolhido e mais seguro, encontra no professor ou professora o amigo que o compreende e o ajuda a ter confiança e acreditar no seu potencial e que todos temos.

É assim que o Colégio Paulista faz o seu trabalho há mais de 38 anos respeitando a individualidade do aluno.