ACOMPANHANDO A EDUCAÇÃO ESCOLAR DO SEU FILHO

CONFIRA AS DICAS PARA GARANTIR A EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO

É importante que os pais e responsáveis acompanhe a educação de seus filhos. E para melhorar essa participação de forma positiva, preparamos algumas dicas, separadas pelas faixas de ensino, para garantir sua efetividade.

Educação infantil
Hoje em dia, a maioria das mães trabalham fora resultando na necessidade das crianças irem para a escola mais cedo. Muitas delas ainda não sabem se expressar direito, mas podemos avaliar de forma indireta o aproveitamento delas.
- Todos os dias pergunte à criança sobre o que ela mais gostou na escola;
- Incentive à criança a contar como foi seu dia e o que aprendeu;
- Fique atento as reações da criança quando vê seus amiguinhos, é um bom termômetro de como está o relacionamento dela com a turma;
- Aproveite e pergunte os nomes dos amiguinhos.

Ensino Fundamental
Seu filho deixou a educação infantil e agora ingressa em uma nova etapa trazendo mudanças na rotina escolar, onde as brincadeiras diminuirão e a hora de estudar ganhará mais importância. Mas não se preocupe, essas mudanças fazem parte da evolução natural da criança.
- Demonstre segurança para a criança, dizendo que ela está indo para uma nova fase, que já tem idade e está pronta.
- Incentive a leitura em casa;
- Pergunte ao professor sobre as dificuldades e habilidades do seu filho;
- Em caso de dificuldades no desempenho, procure o professor e/ou profissionais para ajudar;
- Monitore as lições de casa, bilhetes e avisos da escola;
- Compareça nos eventos e reuniões escolares.

Ensino Médio
É a fase onde as mudanças se acentuam, onde o corpo, as relações sociais e autoestima estão mudando e sentem a necessidade de se colocar como adulto, se autoafirmar, mas ainda não sabe como. Nessa fase acompanhá-los pode trazer maior dificuldade, pois há um maior número de disciplinas e os trabalhos exigem maiores conhecimentos por serem mais complexos. Mesmo assim é possível contribuir para o trabalho pedagógico da escola.
- Não desvalorize o avanço social e a necessidade de aceitação no espaço em que convive, mas não deixe de observar e acompanhar as rotinas e atividades sociais;
- Acompanhe a frequência nas aulas e participação;
Valorize o crescimento intelectual e o acesso a uma profissão;
- Mudanças resultam em questionamento. Não deixe de ouvir e conversar a respeito;
- Mantenha contato com a coordenação da escola, informando-se sobre seu desempenho;
- Procurar informações na instituição escolar sobre a participação nas atividades escolares.

Leia mais colulas

O Colégio Paulista aplica o Sistema Ético desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Contamos com a plataforma plural.

SOLICITE INFORMAÇÕES

Se preferir fale diretamente com os contatos abaixo:
  (11) 2783-7498 (11) 93950-9373

Rua Dr. Horácio da Costa, 56 - Jd. Vila Formosa - São Paulo - SP
Próximo ao Carrefour Aricanduva

COLÉGIO PAULISTA - JD VILA FORMOSA - Todos os direitos reservados.