Respeitando a individualidade do aluno.

Folclore

Todos os anos na escola recebemos alunos das mais variadas escolas, esses alunos chegam por questões da não adaptação na escola anterior, de outros estados, municípios, bairros e até de outros países.

A adaptação de qualquer aluno em uma nova escola é a princípio difícil e por vezes demorada. No Colégio Paulista essa adaptação é muito rápida, logo estão adaptados e inseridos nos diferentes grupos graças ao acolhimento recebido desde o inspetor de alunos até a direção, eles são acolhidos pelos colegas de classe sempre com muito carinho e logo parece que já pertenciam a escola há muito tempo.

Quanto ao desenvolvimento escolar às vezes é um pouco complexo porque tirando os alunos que apresentam de cara um bom rendimento, temos muito que vem com uma defasagem muito significativa.

Muitas vezes a defasagem vem desde o 1º ano escolar quando se é alfabetizado de forma inadequada deixando para o aluno o ônus de culpa. Nunca é culpa do profissional que o alfabetizou ou que trabalhou com esse aluno ou aluna.

A culpa recai sempre no aluno que começa apresentar comportamentos, ou de reclusão não se colocando por vergonha. (timidez), ou comportamento agitado, descompromissado, irreverente e muitas vezes agressivo./p>

Quando passamos a acompanhá-lo percebemos muitas ou todas as dificuldades e observando o aluno holisticamente, e o acolhendo, conseguimos muitas vezes reverter esse quadro.

O aluno se sente acolhido e mais seguro, encontra no professor ou professora o amigo que o compreende e o ajuda a ter confiança e acreditar no seu potencial e que todos temos.

É assim que o Colégio Paulista faz o seu trabalho há mais de 38 anos respeitando a individualidade do aluno.